A rodovia BR-381, no trecho conhecido como Fernão Dias, uma das principais ligações entre Belo Horizonte e São Paulo, está prestes a iniciar um novo ciclo de investimentos. A atualização do contrato de concessão foi oficializada na quarta-feira (22) pelo Ministério dos Transportes e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O novo acordo prevê investimentos na ordem de R$ 15 bilhões até 2040.
Com 569 quilômetros de extensão e um tráfego médio de 61 mil veículos por praça de pedágio (37% destes caminhões), a rodovia é considerada crucial para o escoamento de cargas e deslocamento entre os dois maiores polos econômicos do país. O trecho, atualmente sob a operação da concessionária Arteris, deverá ter o novo contrato leiloado em dezembro deste ano.
O projeto é parte da Política de Otimização de Contratos de Concessão, que visa ajustar acordos que enfrentam dificuldades financeiras e assegurar a continuidade das obras. Dentre as melhorias previstas, estão a adição de 108 quilômetros de faixas extras, melhorias na segurança e adequações estruturais ao longo da via.
O TCU e o Ministério dos Transportes enfatizaram que a revisão contratual tem como meta garantir segurança jurídica e viabilidade econômica, além de desbloquear projetos que estão paralisados. A repactuação do contrato da BR-381 é a terceira dentro de um conjunto de 15 concessões que estão passando por esse processo no Brasil.

























