Terça, 11 de novembro de 2025

Apagão sem precedentes afeta Itabira e outros municípios de Minas Gerais

Apagão sem precedentes afeta Itabira e outros municípios de Minas Gerais
Subestação Itabira 2, da Cemig – Foto: Divulgação/Cemig

Um apagão atingiu diversos bairros de Itabira na madrugada desta terça-feira (14), deixando muitos moradores sem energia elétrica por cerca de uma hora. Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a interrupção foi causada pela atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) — um mecanismo do Sistema Interligado Nacional (SIN) usado em situações de desequilíbrio entre a geração e o consumo de energia em larga escala.

Conforme a Cemig, o sistema foi acionado às 00h32, afetando várias cidades mineiras, abrangendo diferentes regiões do Estado. A empresa informou que o restabelecimento da energia elétrica para 99% dos clientes ocorreu até as 01h30, após autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Até às 06h12, toda a rede foi normalizada.

Em Itabira, os bairros Amazonas, Betânia, Colina da Praia, Gabiroba, Juca Batista, Juca Rosa, Panorama e Praia foram gravemente afetados durante o apagão.

A Cemig ainda ressaltou que as causas exatas do evento estão sendo investigadas pelo ONS, visto que a ocorrência refletiu também em outras partes do Brasil. A companhia enfatizou que a prioridade, em situações dessa natureza, é restaurar o fornecimento de maneira rápida e eficaz para todos os consumidores.

Impacto no sistema nacional

Informações do ONS indicam que houve uma queda acentuada na geração de energia entre às 00h04 e 00h34, reduzindo de cerca de 80 mil megawatts (MW) para 68 mil MW.

Nota da Cemig

A Cemig informa que ocorreu, às 00h32 desta terça-feira (14), em sua área de concessão, a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), do Sistema Interligado Nacional (SIN), que afetou o fornecimento de energia elétrica em diversos municípios, em todas as regiões do estado. O restabelecimento de 99% dos clientes ocorreu até às 01h30, após autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). Às 06h12, todos os clientes afetados pelo evento foram restabelecidos. As causas da ocorrência, que afetou diversas partes do país, serão apuradas pelo ONS. A companhia esclarece que a prioridade da empresa, em eventos dessa natureza, é o restabelecimento no menor tempo possível para todos os clientes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias