No Vaticano, o Papa Leão XIV encerrou a oração mariana do Angelus neste domingo (2) com um forte apelo pelo fim da Guerra Civil no Sudão. Ele condenou os ataques à população civil, destacando a grave situação enfrentada por mulheres e crianças, vítimas desse conflito. Desde o início da guerra, mais de 150 mil pessoas perderam a vida, e nas últimas semanas, a tensão política no país se intensificou.
Em um momento de crise humanitária, o Papa fez um apelo à comunidade internacional para que atue em defesa dos direitos humanos da população sudanesa. “Renovo meu sentido apelo às partes envolvidas para um cessar-fogo e a abertura urgente de corredores humanitários“, afirmou o pontífice.
Além disso, o Papa Leão XIV também recordou a Tanzânia, mencionando os recentes eventos trágicos em que forças de segurança mataram manifestantes que se opunham ao governo. “Convido a todos a evitar qualquer forma de violência e seguir o caminho do diálogo”, destacou, lamentando as vidas perdidas em meio aos conflitos.
























