Itabira receberá nesta quarta-feira (8) o lançamento oficial da Iniciativa Rio Vivo, um projeto dedicado à recuperação de nascentes e ao fortalecimento da segurança hídrica nas comunidades rurais. O evento ocorrerá a partir das 8h no Auditório José Alencar, que está situado no prédio 01 da Unifei.
A programação do dia inclui, às 9h30, uma plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba), seguida de um intervalo ao meio-dia. No período da tarde, a partir das 14h, os participantes realizarão uma visita técnica às obras de proteção de nascentes na microbacia do Rio do Peixe, na Fazenda Tereza, propriedade do agricultor José Marinho de Almeida, localizada na zona rural de Itabira.
A Iniciativa Rio Vivo é parte dos planos de recursos hídricos das bacias dos rios Doce e Piracicaba e conta com investimentos superiores a R$9 milhões em ações de recuperação ambiental, saneamento rural e controle de sedimentos. Em Itabira, o projeto já mobilizou 60 propriedades rurais e mapeou 87 nascentes em seis microbacias para receber cercamento e manejo sustentável.
As atividades da iniciativa são coordenadas pelo CBH-Piracicaba, em parceria com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Agedoce). O financiamento é proveniente da cobrança pelo uso da água, que retorna às cidades em forma de projetos de preservação.
Celebrando os 177 anos de emancipação política de Itabira, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal (Semapa) promoverá o plantio de 177 mudas de árvores, representando cada ano da história da cidade. Esta ação ocorrerá em dois dias: na terça-feira (7), na avenida Ipiranga, bairro Amazonas, e na quarta-feira (8), na avenida das Rosas, bairro São Pedro, das 8h às 11h, evidenciando o compromisso de Itabira com a conservação ambiental e a sustentabilidade.
























