Sábado, 06 de junho de 2026

Amazônia pode perder 2,94 bilhões de toneladas de carbono até 2030

Amazônia pode perder 2,94 bilhões de toneladas de carbono até 2030
Foto: Reprodução/Valter Campanato/Agência Brasil

Um estudo da Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada (RAISG) revelou que a Amazônia deixará de capturar 2,94 bilhões de toneladas de carbono até 2030, caso os governos da região não implementem medidas eficazes de controle sobre o desmatamento. Se as atuais políticas ambientais forem mantidas, a perda já pode chegar a 1,113 bilhões de toneladas em apenas cinco anos.

A análise considera os países da Amazônia, mas enfoca Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. A RAISG destaca que a proteção das florestas, especialmente em terras indígenas e áreas protegidas, é crucial para mitigar as mudanças climáticas. Em 2023, essas áreas garantiram a captura de 61% do total de carbono florestal na região.

“Estamos diante de uma contagem regressiva ambiental: se as políticas de proteção não forem fortalecidas, a Amazônia deixará de ser um aliado climático e se tornará uma fonte de crise”, afirma Renzo Piana, diretor do Instituto do Bem Comum.

Entre as recomendações do estudo estão a priorização de políticas que integrem saberes locais, o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e a eliminação do desmatamento e atividades ilegais.

Histórico de Devastação

Desde 2000, a Amazônia já deixou de capturar cerca de 5,7 bilhões de toneladas de carbono, uma diminuição de 6,3%. Mais de 88 milhões de hectares foram convertidos em áreas agrícolas, urbanas e mineradoras entre 1985 e 2023, o que não só fragmentou a floresta, mas também comprometeu a saúde das árvores restantes.

Cenários Futuros

O estudo projetou três cenários para a captura de carbono. No pior deles, se o desmatamento continuar sem controle, a Amazônia capturará 82,257 bilhões de toneladas de carbono em 2030, uma redução de 3,5% em relação a 2023. Se as políticas atuais forem mantidas, a perda será de 1,113 bilhão de toneladas, significando uma redução de 2%.

“Cada tonelada de carbono retida nas florestas é um investimento no futuro do planeta”, ressalta Mireya Bravo Frey, responsável pelo Projeto Ciência e Saber Indígena pela Amazônia.

O que é a Captura de Carbono?

Durante a fotossíntese, as árvores capturam e armazenam carbono, ajudando a regular os níveis de CO₂ na atmosfera, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Com menos florestas, há uma maior emissão de poluentes e um aumento na frequência de eventos climáticos extremos.

O estudo sublinha a necessidade urgente de proteção das florestas e a importância dos saberes indígenas e locais na construção de um futuro sustentável.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias