A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) estará ativa neste fim de semana em diversos pontos do trajeto das procissões em Belém, visando oferecer apoio durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A ação tem como objetivo garantir um atendimento de saúde eficaz à população durante o maior evento religioso do estado, que atrai milhões de romeiros e visitantes.
Conforme informado pelo Ministério da Saúde, as equipes estarão dispostas em locais estratégicos, prontas para realizar atendimentos de urgência e emergência, com infraestrutura equivalente à de hospitais de campanha.
No sábado (11), as atividades estarão concentradas durante o Círio Fluvial, com equipes posicionadas na Escadinha; na Transladação, com presença na Alfândega e na Casa das 11 Janelas. No domingo (12), o trabalho será continuado na Casa das 11 Janelas e no Centro Arquitetônico de Nazaré.
O Círio de Nazaré é reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e representa a profunda devoção do povo paraense. A expectativa é que mais de 2 milhões de pessoas participem da procissão deste domingo.
Este ano, a maior cerimônia católica do mundo celebra sua 233ª edição, coincidindo com a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). A iniciativa integra as estratégias do Ministério da Saúde para fortalecer a resposta do sistema público durante grandes eventos.

























