No último dia 26, São Gonçalo do Rio Abaixo anunciou o lançamento de um inovador Plano de Desenvolvimento Sustentável, em uma cerimônia no auditório do Centro Administrativo. A parceria entre a Prefeitura Municipal e a mineradora Vale prevê investimentos de R$ 53 milhões em projetos estruturantes a serem implementados entre 2026 e 2028.
O plano foi elaborado ao longo de 2025 e 2026, envolvendo diferentes setores da administração municipal em colaboração com a mineradora. Abrange seis grandes eixos estratégicos:
- Criação da Agência de Desenvolvimento Econômico, Social e Territorial Prospera;
- Consolidação da Unidade Tecnológica do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG);
- Modernização do Hospital Municipal;
- Expansão urbana e habitacional;
- Investimentos em segurança hídrica e saneamento;
- Implantação do Centro de Aceleração de Negócios.
O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, conhecido como Nozinho, afirmou que a preocupação com o futuro econômico do município é uma constante em sua gestão, enfatizando a importância de preparar a cidade para o período pós-mineração.
“Uma coisa é certa, minério não dá duas safras, e um dia ele acaba. Por isso, desde o meu primeiro mandato, tive a preocupação de usar sabiamente o dinheiro público e preparar São Gonçalo para o futuro”, disse o prefeito.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Quintão, destacou que o plano visa garantir que a riqueza gerada atualmente pela mineração seja convertida em um desenvolvimento sustentável, que beneficie a população a longo prazo. Ele explicou que a elaboração do plano envolveu diversas secretarias municipais, que se reuniram para discutir as ações prioritárias.
Um dos pilares do plano é a criação da Agência de Desenvolvimento Económico, Social e Territorial Prospera, que assegurará a continuidade das ações de desenvolvimento econômico, independentemente de futuras mudanças na administração. A agência irá reunir representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.
Outro aspecto importante do plano é a consolidação da Unidade Tecnológica do IFMG, que receberá investimentos para o custeio de atividades e tem como objetivo atender diretamente às demandas do município na formação profissional.
A modernização do Hospital Municipal é outra prioridade, garantindo qualidade de vida à população por meio de investimentos em equipamentos especializados.
Além disso, o plano incluirá políticas habitacionais para atender ao crescimento populacional do município e investimentos em segurança hídrica e saneamento básico, fundamentais para a expansão industrial.
O investimento na durabilidade da infraestrutura também se reflete na construção do Centro de Aceleração de Negócios, destinado a pequenas empresas, com foco inicial na cadeia de alimentos e posteriormente em empresas de base tecnológica.
Por fim, o diretor de Relações Institucionais da Vale, Marcelo Klein, afirmou que São Gonçalo do Rio Abaixo se tornou um modelo em planejamento territorial sustentável, destacando a importância de compartilhar a prosperidade gerada pela mineração com a comunidade.
A iniciativa é uma resposta à necessidade de planejar ações que gerem desenvolvimento a longo prazo, garantindo qualidade de vida para os cidadãos.


























