Sexta, 26 de junho de 2026

João Monlevade e Sintramon firmam Acordo Coletivo de Trabalho para 2026

A Prefeitura de João Monlevade e o Sintramon firmaram um acordo que garante ganhos significativos para os servidores públicos na cidade, refletindo um compromisso com a valorização da categoria.

João Monlevade e Sintramon firmam Acordo Coletivo de Trabalho para 2026
O acordo foi assinado no gabinete do prefeito DR Laércio- Foto: Ascom/PJM

A Prefeitura de João Monlevade e o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de João Monlevade (Sintramon) oficializaram o Acordo Coletivo de Trabalho 2026, cuja aprovação foi unânime na Câmara Municipal durante a reunião de maio.

Esse acordo traz benefícios significativos para os servidores públicos, resultado de um processo colaborativo pautado pelo diálogo e pela transparência. As principais conquistas incluem:

  • Reajuste salarial de 6%, garantindo um ganho real de 2,19%;
  • Aumento do vale-alimentação em 7,4%, passando de R$675 para R$725;
  • Reajuste nas férias, de R$1.276 para R$1.376, equivalente a 7,83% de incremento.

Além disso, o acordo mantém o Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), que oferece aos servidores 40% sobre o FGTS para adesões até setembro de 2026. Para adesões em outubro e novembro, o percentual será de 30% e de 20% a partir de dezembro, vigente até um novo acordo em 2027.

Os vereadores também aprovaram a tramitação acelerada da proposta, e o secretário municipal de Administração, Ricardo Oliveira, confirmou que as diferenças retroativas de março e abril de 2026 serão pagas no dia 6 de junho.

A vice-presidente do Sintramon, Isaura Bicalho, enfatizou a construção do acordo através de diálogo contínuo, enquanto a presidente, Letícia Gouveia, elogiou a qualidade das negociações com o Executivo. O assessor de Governo, Cristiano Araújo, ressaltou que a relação entre prefeitura e sindicato reflete a maturidade institucional.

O secretário municipal de Planejamento, Fabrício Lopes, destacou a importância do ganho real e do PAI, que já beneficiou mais de 300 servidores. Hugo Martins, procurador jurídico do município, reforçou o fortalecimento da gestão pública através da participação do sindicato.

Durante a assinatura do acordo, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) reiterou o compromisso com a valorização dos servidores, agradecendo à Câmara Municipal pela aprovação do projeto. “Nosso compromisso é com uma relação transparente e respeitosa com os servidores e o sindicato”, concluiu.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Leia também...

Últimas notícias