Gabriel Quintão (PDT) foi empossado como vereador na Câmara Municipal de Itabira nesta sexta-feira (16), após a nomeação de Dulce Citi (PDT) para a Secretaria Municipal de Governo. Contudo, o parlamentar anunciou sua decisão de não assumir o mandato neste momento.
Desde março de 2025, Quintão é o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico em São Gonçalo do Rio Abaixo, cargo que ocupou após convite do prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho (PDT). Em sua justificativa, enfatizou que a decisão está ligada ao compromisso que possui com a gestão do município vizinho. Ele coordena políticas voltadas ao desenvolvimento econômico, atração de investimentos e criação de empregos.
No seu pronunciamento, Gabriel reiterou o respeito ao Legislativo itabirano e lembrou sua ligação com a cidade, afirmando que continuará acompanhando de perto as decisões que impactam a região, mesmo sem ocupar um cargo na Câmara. Ele reforçou que sua decisão é pessoal e técnica, sem envolvimento em acordos políticos.
Com a recusa de Gabriel, a Câmara Municipal deverá convocar o segundo suplente do partido, Elísio Lúcio Martins, conhecido como “Lico do Carmo”. A data de posse ainda não foi definida.
Durante o discurso, Quintão citou uma frase do ex-governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto: “Política é como nuvem. Você olha, está de um jeito. Olha de novo, já mudou.” Ele também refletiu sobre sua experiência nas eleições de 2024, quando recebeu 997 votos e não foi eleito. Apesar da frustração, ele encarou o resultado como uma oportunidade de aprendizado.
De acordo com Quintão, sua gestão em São Gonçalo está prosperando, com a atração de empresas e geração de empregos. Ele ressaltou que está vivendo um ótimo momento pessoal e, por essa razão, decidirá se licenciar da função de vereador com tranquilidade.
“Não houve qualquer acordo. Não negocio princípios, dignidade ou liberdade. A decisão é exclusivamente motivada pela missão que desempenho hoje em São Gonçalo”
Ele concluiu afirmando que mesmo afastado do exercício do mandato, manterá o compromisso com Itabira, permanecendo disponível para contribuir com o debate público e com o futuro do município, sem descartar um futuro retorno à vida política local. “Itabira, no entanto, não será apenas uma fotografia na minha parede”.




























